Semana das Pescas Reúne Especialistas de Renome Na Madalena

Após um interregno de 17 anos, um dos maiores certames do país sobre o setor das Pescas está de volta e trouxe à Ilha Montanha alguns dos mais conhecidos académicos e empresários de Portugal, num grande debate sobre os desafios da Economia Azul.

 

O Auditório da Madalena acolheu, esta quarta-feira, uma conferência sobre a exploração sustentável dos recursos marinhos e as indústrias do mar, inserida na Semana das Pescas.

Sob o mote “Desafios Globais”, o evento contou com a presença de vários especialistas na matéria, como Assunção Cristas, Coordenadora do Mestrado em Direito e Economia do Mar da Universidade Nova de Lisboa, José Freitas, Presidente da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe e Gerente da Conseran, Francisco Vicente, Vice-Presidente da Associação Pão do Mar, e Sandro Jorge, da Escola do Mar dos Açores, que debateram temas como as potencialidades da economia azul e o papel da indústria conserveira ao longo dos últimos anos.

Enaltecendo a importância do evento, José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, destacou a relevância do mar para a Ilha do Pico e para os Açores.

O mar define a singularidade do arquipélago dos Açores. A Região mede-se também perante a imensidão de água que a rodeia – não apenas pela sua dimensão, mas sobretudo pelo potencial, que em si mesma detém. A valorização deste riquíssimo recurso, através da promoção da Economia Azul, é, sem sombra de dúvidas, um sólido contributo na construção de um futuro de prosperidade para todos os açorianos”.

Destacando a importância da indústria conserveira, “que colocou durante décadas o pão na mesa de muitas famílias, chegando a empregar 3% da população ativa”o edil considerou que “a construção da nova fábrica de conservas da Ilha do Pico, a Conseran, assume enorme importância, representando um novo ciclo de crescimento económico e progresso social para toda a Ilha Montanha”, afirmou.