Da Escola à Assembleia: Alunos da Madalena Foram Deputados Por Um Dia

Viver Abril” deu mote à iniciativa dinamizada pela Escola Básica e Secundária da Madalena, com o apoio do Município, com o apoio do Município, e que levou os estudantes deste estabelecimento de ensino a apresentar propostas numa sessão plenária, com a presença do Executivo Municipal e de quase todos os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho.

Celebrar a Revolução dos Cravos, promovendo a Democracia e a Cidadania, foi o objetivo do projeto “Viver Abril” que levou 12 alunos da EBS da Madalena a recriar uma Assembleia Municipal.

Do primeiro ciclo ao secundário, os estudantes apresentaram as suas propostas para melhorar o Concelho, de modo a contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de cidadania democrática, reforçando simultaneamente os conteúdos do currículo e a formação integral das crianças e jovens.

Criar uma piscina municipal coberta, apostar na promoção de mais políticas ambientais e culturais ou instalar um campo de Padel no Concelho, foram algumas das medidas propostas pelos jovens deputados que cativaram a Presidente da Câmara Municipal da Madalena e os seus Vereadores.

O Poder Local é uma das maiores conquistas do 25 de abril. Comemorar a Revolução é valorizar este Poder; é mostrar aos nossos jovens que participar nas tomadas de decisão do Concelho é também celebrar a Democracia, é Viver plenamente Abril”, enalteceu Catarina Manito.

Para a líder da Autarquia madalenense, “é fundamental cultivarmos esta cultura de cidadania e participação cívica. É crucial ensinarmos às gerações mais jovens, que não viveram o 25 de abril, que na escola da liberdade o pensamento deve ser democrático. Só assim perpetuaremos os valores da Revolução e não deixaremos murchar o cravo que abril floriu”.