CPCJ da Madalena Celebra Décimo Aniversário

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena celebrou esta segunda-feira o seu décimo aniversário, assinalando estes 10 anos a pugnar pelo supremo interesse dos mais jovens do Município, com uma sessão solene comemorativa, que teve no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguida da abertura de uma exposição com trabalhos de diversos alunos do Concelho, alusivos ao tema “Ser Criança”.

Ao longo destes dez anos, esta Comissão acompanhou 306 menores. Neste momento, são quarenta as crianças em acompanhamento, no nosso Concelho, na sua maioria vítimas de negligência ou expostas a comportamentos desviantes, passíveis de comprometer o seu desenvolvimento”, referiu Lisa Melo, Presidente da CPCJ da Madalena.

Já Marco Costa, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Madalena, felicitou a Comissão por estes dez anos de trabalho, considerando que a instituição se pauta por uma atuação “de excelência e rigor”, tendo hoje, pela conjuntura que vivemos “uma existência porventura mais justificada do que nunca”.

Nélia Amaral, em representação da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, também saudou a CPCJ da Madalena “não só pelos dez anos de existência, mas pelo trabalho que tem vindo a desenvolver”, considerando que atualmente “não basta abstermo-nos de infringir direitos, sendo necessário promovê-los”.

A par desta atividade, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena irá realizar diversas ações com o fito de assinalar o seu décimo aniversário, sensibilizando a população para a necessidade premente de promover os direitos dos mais jovens, como forma de prevenir comportamentos de risco, que possam condicionar o seu futuro e hipotecar o de toda a sociedade.