Biblioteca Promove Hora do Conto Pelas Pré-Escolas do Concelho

alt

Mais de 130 crianças de todas as freguesias da Madalena participaram na Hora do Conto, promovida pela Biblioteca Municipal, com o intuito de valorizar, através do conto, este inequívoco património que é a memória coletiva de um povo, uma fonte de conhecimento de extrema importância.

A Biblioteca Municipal da Madalena dinamizou este mês de novembro uma Hora do Conto, percorrendo as pré-escolas do Concelho, numa iniciativa que visou promover a tradição oral, contribuindo para uma educação mais ampla.

O contoO Grão de Milho, uma história tradicional do norte de Portugal, readaptada pelo imaginário açoriano, deu mote à atividade que fez as delícias da pequenada, dando ênfase à tradição transmitida pela voz do povo de geração em geração, valorizando este inequívoco património, a memória coletiva, uma fonte de conhecimento de extrema importância.

Abdicando do recurso ao livro, ao dar primazia à memória da palavra, a iniciativa promoveu ainda desenvolvimento cognitivo, cultural e criativo da pequenada, numa viagem pela cultura e pelas tradições.

A Hora do Conto é uma das muitas atividades regulares da Biblioteca Municipal, uma ferramenta pedagógica crucial, que ao promover a leitura, os livros e as tradições, contribui de forma inequívoca para uma educação mais edificante e verdadeiramente universal no Concelho.