Requalificação do patrimómio natural e edificado de interesse turístico do Cachorro

No dia 3 de dezembro, o Município da Madalena procedeu ao lançamento da primeira pedra de mais uma importante intervenção com vista à qualificação das Freguesias e das respectivas zonas balneares e de lazer, ao mesmo tempo que contribui para a preservação do património natural e edificado, umas das vertentes centrais das políticas municipais do atual Executivo. Trata-se da obra de Requalificação do Património Natural e Edificado de Interesse Turístico do Cachorro. O Cachorro será requalificado, visando a sua valorização turística e a recuperação da paisagem. A intervenção procura harmonizar o espaço público com a imagem natural e construída do lugar, através da recuperação dos espaços adjacentes ao poço de maré, percursos de acesso à zona balnear e das canadas.

A intervenção centra-se exclusivamente no espaço público, tendo por objectivo a recuperação dos espaços adjacentes ao poço de maré do lugar, dos percursos de acesso à zona balnear e das canadas.

Na zona do poço de maré, a intervenção divide-se em três pontos:

- A limpeza e recuperação da canada a Este do poço, restaurando os muros de pedra que a delimitam, repavimentando o percurso com bagacina cilindrada e
executando degraus em pedra de basalto para facilitar o vencer dodesnível existente.

- O arranjo do espaço envolvente do poço de maré, através da consolidação e colmatação do pavimento existente (bagacina cilindrada) e da retificação do terreno adjacente, formando talude a arrelvar.

- A execução de um passeio em asfalto pigmentado, na via fronteira ao poço, respetivos remates e alterações ao escoamento de águas pluviais.

Em frente à zona do poço, prevê-se a alteração do patamar existente e a retificação do caminho que parte daí para a zona balnear, com a execução de novos muros de suporte, colocação de guardas em madeira e repavimentação com bagacina cilindrada. Propõem-se também alguns apontamentos em lajeado de pedra irregular recuperada na zona e o arranjo da elevação no enfiamento do percurso referido, com o desenho de novas escadas em basalto, a retificação do pavimento em gravilha existente e a colocação de guardas em madeira.

Por último, os percursos sobre os rochedos serão alvo de limpeza e repavimentação com betonilha pigmentada, serão colocadas guardas de madeira ao longo do seu traçado e novas sinaléticas iluminadas com indicação dos percursos à entrada das mesmas.

O valor da obra da obra de Requalificação do Património Natural e Edificado de Interesse Turístico do Cachorro é de 73.477,94 euros, com um prazo de execução de 180 dias.