Município da Madalena Integra Projeto-Piloto de Apoio Aos Imigrantes

Reforçar as políticas de inclusão social, através da criação de uma rede de sinergias é o grande objetivo do projeto “Integrar Valoriza”, que preconiza o acompanhamento dos cidadãos imigrantes e das suas necessidades ao nível da habitação, do emprego, da documentação e da aprendizagem da língua portuguesa.

O Município da Madalena assinou um protocolo com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), que visa a implementação no Concelho do projeto “Integrar Valoriza”.

A iniciativa de âmbito nacional permitirá colocar em prática medidas descentralizadas através da criação de uma rede de 58 municípios e de um conjunto de outras entidades com responsabilidades nas áreas do acolhimento e da integração de imigrantes, promovendo assim a inclusão plena destes.

Facilitar a integração de todos aqueles que procuram a Madalena e o Pico para construir o seu projeto de vida, contribuindo de forma edificante e positiva para o crescimento da nossa comunidade, é uma das grandes ambições do Município da Madalena, que passa agora a dispor de novas ferramentas e mecanismos para concretizar este desígnio”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, José António Soares, acrescentando que é “muito gratificante para a autarquia fazer parte deste grande projeto”.

No Verão passado, abrimos o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, que tem tido um excelente desempenho e que irá, em breve, realizar um curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, de forma a promover a inclusão plena destes cidadãos que escolheram a Madalena como sua casa”, acrescentou o edil.